FLASH

História

Em primeiro lugar, é preciso dizer  para o público não iniciado nos quadrinhos – que o Flash, assim como vários outros heróis da DC Comics (Lanterna Verde é outro), já teve várias versões diferentes, com nomes, uniformes e histórias distintas. Mas unidos por um legado comum.
A versão mais famosa do Flash é Barry Allen, um policial forense que vive em Central City, tal qual o personagem introduzido emArrow. Porém, existem vários outros a usar esse nome: o primeiro foi Jay Garrick(criado em 1940), Allen foi o segundo; veio o terceiro, Wally West (em 1959); Bart Allen(em 1994); a lista prosseguiu indefinitivamente.
Contudo, apesar de cada uma das outras versões do Flash ter feito sucesso de público em algum momento, Barry Allen é o detentor oficial do título e, apesar ter sidodado como morto por mais de duas décadas (entre 1986 e 2009), está de volta e mantém o posto firme.

ERA DE OURO:

Na trama mostrada em Flash Comics 01, de 1940, o universitário Jay Garrick inala acidentalmente os gases de um composto secreto chamado água pesada(hard water nos anos 1940, mais tarde modificado para heavy water) que lhe dá a habilidade de correr rápido como ninguém.
Um pequeno detalhe importante: assim como Action Comis e Detective Comics, Flash Comics trazia várias histórias de vários personagens. Apesar do Flash ser oprotagonista, a revista trouxe outros heróis importantes, como o Gavião Negro (Hawkman), que também estreou na primeira edição. Gavião Negro, inclusive, logo alternaria a presença nas capas com o próprio Flash. A heroína Canário Negro também estrearia e teria suas histórias em Flash Comics.
O Flash fez muito sucesso, tornando-se um dospersonagens mais populares da Era de Ouro, inclusive no Brasil, onde foi publicado já naquela época, com o nome de Joel Ciclone. (Termo que alguns tradutoresnostálgicos insistem em usar de vez em quando).

ERA DE PRATA:

Na trama escrita por Kanigher, em Showcase 04, o policial forense Barry Allen sofre umacidente em que é banhado por uma série de produtos químicos ao mesmo tempo em que é atingido por um raio numa noite de chuva. Em consequência ao acidente, Allen passa a se movimentar em altíssima velocidade. Tão rápido que podia caminhar por cima da água e subir nas paredes sem ser afetado pela gravidade. Histórias posteriores definiram que isso era possível porque o policial passou a acessar a Força de Aceleração, uma força física que existe na Terra, tal qual a gravidade.
A história fez bastante sucesso e o novo Flash retornou nas edições 08 , 13 e 14 de Showcase, até que ganhou uma revista própria Flash Comics, em 1959, que continuou a numeração de sua encarnação anterior, iniciando, assim, a partir da edição 105. Curiosamente, quem passou a cuidar da revista foi o roteirista John Broome, ainda com os desenhos de Infantino. Broome, porém, tinha experiência anterior com o personagem, pois também escrevera histórias para a antiga Flash Comics, especialmente entre 1948 e 1949.

ERA DE BRONZE:

No início dos anos 1980, a DC estava na maior crise de vendas de sua história. Veio, assim, Crise nas Infinitas Terras, uma megaevento publicado em uma maxissérie em 12 edições, entre 1985 e 1986, sob o comando, não por coincidência de Marv Wolfman e George Perez. Na trama, um vilão de altíssimo poder cósmico, o Antimonitor, decide reestruturar a realidade, e os heróis da Terra se unem para impedi-lo. Os heróis de todas as Terras! Na trama, o Flash é capturado pelo vilão e precisa correr mais rápido do que a velocidade da luzpara impedir que o Antimonitor destrua a realidade. EmCrisis in Infinitive Earths 08, de 1985, por Wolfman a Perez, Barry Allen consegue impedir o raio, mas morreem consequência de ultrapassar a velocidade da luz.
Era o fim (provisório) do mais popular dos velocistas dos quadrinhos.
O Flash morreu em Crise nas Infinitas Terras e sua última edição mensal foi a edição 350, de1985. 
Após a morte de Barry Allen em Crise nas Infinitas Terras, seu sobrinho Wally West assumiu o manto de Flash no lugar do tio. Agora, Wally West era um novo Flash, mais jovem, menos experiente. Pulou dos Novos Titãs para a Liga da Justiça! Suas histórias exploravam esseamadurecimento e fizeram muito sucesso!
A revista Flash ganhou um novo volume, com anumeração zerada, que estreou em 1987, e um novo time de artistas: textos de Mike Baron e desenhos deJackson Guice, durante as 14 primeiras edições; vindo em seguida a fase de William Messner-Loebs e Greg LaRoque, a partir da edição 15, em 1988.

FAMÍLIA FLASH:

A família Flash é a junção de todos os heróis velocistas da DC. Ela se formou com o tempo devido ao manto do Flash ter sido usado por diferentes portadores, criando assim um laço entre os velocistas. A Family Flash é constituída principalmente por, Jay Garrick, Barry Allen, Wally West, Bart Allen, Iris West 2ª, Jai West, Jesse Chambers e Max Mercury. Sua ultima aparição foi na hq de 2009 The Flash Rebirth, e está sendo formada atualmente na série do herói The Flash.

Renan O.Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário